A arte cinematográfica encontra-se numa fase de mudanças desencadeando novas possibilidades fotográficas na criação técnica e artística da imagem digital.

O papel da fotografia no cinema é extremamente relevante, pois o resultado estético do filme é definido pela sua direção.

Cabe ao diretor de fotografia selecionar, aprovar, e dirigir a utilização do equipamento (câmera, negativo, no caso de um filme captado em película, lentes, filtros e equipamento de iluminação), além de trabalhar em conjunto com equipe de filmagem a partir do ponto de vista da fotografia.

Este curso introduz o aluno à direção de fotografia, além de proporcionar formação técnica e artística acerca dos recursos disponíveis e possíveis desta nova cinematografia de alternativas.

SOBRE O PROFESSOR

Ministrado por Walter Firmo, formado e atuante no mercado de cinema como diretor de fotografia e operador de steadicam. Também é Docente da FTC-Salvador, ministrando cursos de direção de fotografia para turmas de cinema e publicidade, além de oficinas para pontos de cultura e projetos de inserção profissionalizantes. Como realizador possui prêmios com documentários e ficção de media e curta metragem.

OBJETIVOS DO CURSO

  • Possibilitar ao aluno a compreensão dos processos técnicos e artísticos utilizados no trabalho como diretor de fotografia em cinema;
  • Estudar de forma panorâmica a História da imagem eletrônica e cinematográfica;
  • Introduzir a Direção de Fotografia, os princípios básicos de iluminação para cinema e vídeo;
  • Conceituar a fotografia/iluminação de um filme.
  • -Identificar os estilos de iluminação, construir um conceito fotográfico do filme a ser realizado;
  • Exercitar a operação e assistência de câmera bem como os diversos casos e situações que se apresentam durante a realização de um filme documentário ou ficção.

PÚBLICO ALVO

Este curso está direcionado para estudantes ou profissionais da área Cinema, vídeo ou fotografia. Pessoas interessadas em aprender ou reciclar as técnicas de fotografia e iluminação em vídeo ou fotografia Still.

METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO

O Curso é composto por aulas teóricas e práticas. Num primeiro momento são realizadas aulas expositivas com materiais para experimentação. Em seguida, são alternados exercícios práticos e casos reais para filmar.

Para concluir, a construção e realização de um plano de filmagem, além de uma abordagem fotográfica sobre determinado tema. As aulas teóricas ambientam historicamente o nascimento e a evolução dos equipamentos de captação para cinema e vídeo até chegar ao panorama atual.

Também é feita a análise das técnicas e teorias a respeito dos componentes eletrônicos e mecânicas particulares das câmeras, acompanhada pela prática dos métodos de iluminação, fotometria e exposição, bem como noções de colorimetria e enquadramento, por meio do estudo de casos exemplificados com material ilustrativo (filmes, imagens, pinturas, fotografias, dentre outros).

MAIS INFORMAÇÕES

Para mais informações sobre onde acontecerá o curso, valores, carga horária, matrícula entre em contato através do nosso formulário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *